quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Livro de recados?

Se traduzimos ao pé da letra é exatamente isso que significa o termo Scrapbook: livro de recados. Aliás, este é o nome da página de mensagens do extinto Orkut, né mesmo? Pois é, mas quando falamos em scrapbook hoje em dia estamos falando de uma técnica de montagem de álbum de fotografias utilizando acessórios decorativos diversos para ilustrar o sentimento de cada fotografia, como um caderno de recordações.

Em 2008 eu estava comemorando meu primeiro aniversário de namoro com maridoso e naquela época, minha amiga Adrian Greyce - Dinha para os íntimos - me apresentou essa arte em papel. E eu fiquei empolgadérrima. Então me arrisquei a montar meu primeiro scrapbook como presente de aniversário para meu respectivo. Usei o material e o tempo que tava podendo usar naquele momento e o resultado não lembra nem de longe o formato dos scrapbooks modernos. Mas considerando minhas possibilidades naquela época acho que o trabalho ficou humildemente gracioso. Agreguei ao presente uma camisa que pintei a mão. Ó só:

Esse foi o primeiro. Em breve mostro uns projetinhos mais jeitosos!


Esse hábito de fazer cadernos de recordações é bem antigo. Tem registros de cadernos assim desde lá do século XV, cadernos que eram como diários pessoais. Depois surgiram os Friendships albums que tem montagem colaborativa, ou seja, é aquele álbum-presente que contém registros dos amigos. Cada amigo pode deixar uma foto, um recado, um poema e ornamentar um pouquinho das páginas pra ficar de recordação. Europeus e norte americanos costumam dar esse tipo de álbum como presente em ocasiões de despedida, aniversário, formatura e todo tipo de rito de passagem. Eu, pessoalmente, acho um presente super bacanudo! É, como aquela camisa do uniforme da escola que a gente deixa todos os colegas assinarem e escreverem recadinhos quando chega o fim do ano letivo, e tem um valor sentimental enooorme (tenho uma dessas de quando eu era 5ª série  guardada até hoje na casa da minha mãe!).
Os Friendships albums já tem a vibe do Scrapbook, porque remonta essa coisa de ilustrar as recordações.

Mas o scrapbook moderno virou uma febre mesmo por volta dos anos 80. Nessa época, uma mocinha de Utah, chamada Marielen Christensen fez sucesso com as páginas super criativas que ela montava para ilustrar os álbuns da família dela. As páginas eram tão bonitas que as pessoas passaram a procura-la pra fazer encomendas de albuns decorados.  Hoje é ela quem recebe os créditos pelo surgimento da indústria do scrapbook, que diga-se de passagem é gigantesca nos EUA e tá em franca expansão aqui no Brasil e em alguns países europeus. Conta com redes de lojas que vendem ferramentas das mais variadas para confeccionar as páginas, como furadores, papéis e colas especiais (livres de ácido), canetinhas, carimbos, botões, broches e máquinas para cortar e encadernar.

Geralmente, scrapers (pessoa/profissional que faz scrapbook) são meninas que publicam e divulgam seus trabalhos na internet em uma infinidade de sites e blogs. Mas também tem alguns garotos fazendo trabalhos super legais e cheios de design por aí. Quem quiser aprender a técnica não precisa de muito mais do que alguns clics para conhecer esse fabuloso mundo dos scrapbooks e descobrir um jeito diferente e legalzão de guardar as fotos de família ou presentear pessoas queridas.

Eu super apoio esse movimento! ;)
Bêjos 



Nenhum comentário: