quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Brinquedo de papel

Paper Toy ou Paper Craft é outra modalidade de arte supimpa que dá pra fazer com papel. Tem dobradura que nem origami, mas com ele vale usar cola e tesoura também. Um produto da Street Art que passou a ser muito difundido entre designers como uma espécie de protótipo para qualquer coisa. Depois ganhou, definitivamente, a cultura pop tornando-se um ícone da Toy Art. Grandes nomes do design dedicam-se a exploração da tecnologia do papel e existem algumas estruturas altamente elaboradas sendo cultuadas por aí, como é o caso das peças dos bambambans Shunichi Makino e Shin Tanaka - japoneses, claro! - que fazem trabalhos super originais e lindos.
Além de toda essa tecnicidade, o paper toy é um brinquedo de papel, neah gente? Quer dizer, diversão barata e super cool!

Essa é a Uli! Feita hoje a tarde, entre um biscuit e outro!


Eu sou apaixonada e já tive coleção. Mas nessa de mudança pra lá, mudança pra cá a gente pratica muito o desapego e é obrigado a guardar no máximo o mínimo, somente o necessário.
Acho que ainda tem uns quatro ou cinco bonequinhos de papel na casa da minha mãe. Provavelmente tomando poeira em alguma das tantas caixas junto com coisas do meu passado pré-escolar.

Hoje vou deixar uma listinha com dicas de sites super bacanas de onde se pode fazer download de paper toys pra imprimir e montar em casa. É ótimo pra crianças de todas as idades!
Lá vai:
Paper Toy Art - Tem modelos bem fáceis de montar, e tem uma variedade boa. É fácil de navegar. Nacional!
3 Eyed Bear - É um site absolutamente fofo. Foi dele que tirei a Uli.
Creative Close Up - Tem montes de bonecos. De todos os tipos e níveis de dificuldade. Só a navegação do site que não é das melhores.
Nice Paper Toys - É gringo e dá um pouco de trabalho encontrar as coisa, mas tem muita coisa  legal.
Paper Critters - Bem interessante! Tem uns paper toys virtuais prontos que dá  pra colocar como elemento de página no blog ou site. E você pode criar o seu pra imprimir e montar também. Esse link vai dar na pagina que você escolhe se quer montar ou baixar o brinquedinho virtual.
Shin Tanaka - Sim, ele também tem o site dele e tem alguns downloads lá. Fabuloso!

Além desses sites tem muitos outros (consulte o tio Google que ele sabe das coisas!) e tem também um projeto bacanudo de um cara chamado Angel de Franganillo que propõe que as pessoas fotografem o boneco Cutnejo em vários lugares pelo mundo e postem na rede. No melhor estilo Amélie Poulain, hum? Olha ele no Facebook!

Legal, hein?
Então, essa é a minha dica de hoje oquêi?

Agora vou voltar a produção biscuiteira ;)
Bêjos 

Nenhum comentário: